NOTÍCIAS  
Varejo tem maior expansão do ano em maio e melhora se alastra

Thu Jun 04 10:40:24 BRT 2009

A atividade do comércio varejista acelerou e a performance positiva se alastrou pelos segmentos em maio, segundo pesquisa da Serasa Experian. A expansão foi de 1,3% (sem influências sazonais) em relação ao mês anterior, na maior taxa de crescimento mensal deste ano e a quarta elevação consecutiva.

A performance do setor de veículos, motos e peças (expansão de 2,2%) puxou o resultado, com crescimento de 2,2%, seguido por móveis, eletroeletrônicos e informática (alta de 0,9%). Para a Serasa Experian, o desempenho do varejo, de uma maneira geral, confirma a "atual tendência de recuperação do setor no país".

"As reduções de cargas tributárias, tanto para veículos e motos quanto para eletrodomésticos, além da gradativa normalização da oferta de crédito, estão entre os fatores que contribuíram para os desempenhos positivos destes dois segmentos do varejo no mês passado", informou a entidade.

Dos seis segmentos pesquisados, apenas supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registrou variação negativa --o que não ocorria desde setembro de 2008. Para a instituição, a expansão de cinco segmentos significa que a recuperação do varejo não é restrita e começa a disseminar.

Também beneficiado pela redução do IPI, o setor de materiais de construção registrou a primeira variação positiva mensal do ano.

Ano

No acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, a atividade do varejo subiu 3,6%, liderada pelo setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com crescimento de 8,1%, seguido por veículos, motos e peças (alta de 3,9%). Os segmentos de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e o de material de construção recuaram 1,4% e 10,9%, respectivamente.





Voltar