NOTÍCIAS  
Reunião do conselho de desenvolvimento econômico e social 'energiza" presidente do Sistema Integrado Martins

20 de January de 2009

"Fui otimista para a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e voltei ainda mais tranqüilo e energizado. O encontro com as autoridades do setor econômico do Brasil me fez bem".
Esta foi a declaração do Presidente do Sistema Integrado Martins, Alair Martins depois de voltar de Brasília no dia seis de novembro, onde participou da reunião do órgão representativo da sociedade junto à Presidência da República, que contou com as presenças do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva; da Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; do Ministro da Fazenda, Guido Mantega; do Ministro do Planejamento Paulo Bernardes; do Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; e diversos governadores.
"As mensagens do Presidente e do Ministro da Fazenda sobre a crise global foram profundamente animadoras, porque eles esclareceram que o Brasil está preparado nesse momento e não corre risco maior de ver a crise afetar nossa economia. Eles falaram do crescimento do país, que deverá ser muito parecido com o crescimento de 2005 e 2006 e que o Brasil não deve ficar preocupado, pois iremos sentir menos os efeitos dessa crise do que sentimos de outras do passado", declarou o Alair Martins.
Segundo ele, o Presidente da República tranqüilizou a todos e advertiu que não podemos pensar em crescimento acelerado, mas moderado, porque estamos com a economia equilibrada, e o pior da crise já passou.
Ele disse ainda que o encontro serviu para "confirmar nosso otimismo e o fato de que estamos no caminho certo, desenvolvendo nossos esforços no sentido de vender mais e de racionalizar custos e despesas". Alair disse que "não estamos sendo sonhadores, mas encaramos essa crise como oportunidades de ganhar participação no mercado através de nosso trabalho sério em equipe, atendendo cada vez melhor as necessidades de nossos clientes, servindo de apoio para eles e estabelecendo uma parceria cada vez maior e de qualidade com a indústria".
O Presidente do Sistema Integrado Martins participou do encontro juntamente com os mais importantes empresários brasileiros, onde se encontrou com o Presidente da República e com os principais ministros da área econômica e de planejamento e desenvolvimento. Ele teve oportunidade de conversar com vários outros grandes empresários que manifestaram também seu otimismo em relação à realidade brasileira frente a essa crise internacional e que a sensação de otimismo foi a tônica após o encontro com o Presidente e os Ministros. Em conversa com vários empresários, entre eles o Presidente do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz, Alair confirmou que "nossa visão está alinhada com o pensamento da maioria dos outros grandes empresários brasileiros".
No encontro, os empresários cobraram das autoridades federais a redução nas despesas do governo, pois, segundo eles "não é só a iniciativa privada que deve se esforçar e fazer sacrifícios. O governo também deve fazer a sua parte".
Como acontece em toda reunião do Conselho de que participa, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mais uma vez dirigiu-se ao Alair Martins querendo saber como estavam as coisas no Martins. Na conversa Alair tranqüilizou o Presidente, informando que "em nossa organização estamos trabalhando sério como sempre, fazendo a nossa parte em prol do desenvolvimento do país".
Alair Martins relatou que o Presidente Lula aproveitou o encontro do CDES, que reúne representantes de todos os segmentos da sociedade, para fazer declaração dirigida às entidades representativas dos trabalhadores. Para o Presidente da República: "este é um momento de união de esforços e não é hora das entidades e dos companheiros promoverem greves, porque hoje o Brasil precisa é de trabalhar. Precisamos fazer mais, com muita responsabilidade, e não colocar em risco o emprego dos trabalhadores".





Voltar